Rizotomia percutânea lombar é um procedimento realizado sob sedação. Uma sedação realizada por um anestesista, como é feita em uma endoscopia. Sendo assim, o paciente fica sonolento, para não sentir dor. É realizado no centro cirúrgico e dura 30-40 minutos. O paciente é liberado para casa cerca de 1h após o procedimento. O mesmo nervo em quel é realizado o bloqueio comentado no texto anterior é o “alvo” da rizotomia.
Esse é a continuação de um texto anterior, leia aqui a primeira parte.
Como é a rizotomia percutânea lombar por radiofrequência?
A maneira mais comum é pelo método percutâneo, ou seja, através de uma agulha ou cânula. Não há cortes. O método mais usado para causar uma “lesão” no nervo é a radiofrequência. Sendo assim, a ponta da agulha aquece a uma temperatura controlada (65-80ºC). O aquecimento ocorre por ondas de radiofrequência. A temperatura é mantida por cerca de 60 segundos. Esse aumento da temperatura afeta fibras que conduzem a dor.
E a recuperação após uma rizotomia percutânea?
A recuperação é muito tranquila. No entanto, ao contrário do bloqueio, após uma rizotomia há uma pequena inflamação no local. Portanto, o resultado aparece em até 2 semanas. Pode haver um pouco de dor na região nos primeiros 5 dias. Essa dor não é muito grande. Entretanto, pode ser necessário usar algumas medicações nos primeiros dias.
Podem ocorrer complicações após uma rizotomia percutânea lombar?
Após qualquer procedimento podem ocorrer imprevistos. Por isso, deve-se conversar bem com o médico antes. O risco é muito baixo. Antes de fazer a radiofrequência, realiza-se uma estimulação teste. Com isso confirma-se que não há outra estrutura nervosa “perto” da cânula. Evitando assim a lesão de outros nervos que estão por perto.
Quando realizada por alguém que tem experiência, o risco de complicações é muito baixo. Entretanto, como tornou-se comum diversos médicos fazerem rizotomias, também se tornaram mais comuns as complicações e resultados ruins. Então converse bem com o seu médico antes de realizar.
Posso viajar após fazer uma rizotomia por radiofrequência?
Sim. Como citado acima, o paciente é liberado logo após o procedimento. Apesar de haver dor nos primeiros dias, isso não impede de viajar. Como o paciente é sedado, ele apenas não vai poder dirigir naquele dia, por precaução.