O que é cefaleia em salvas
Cefaleia em salvas é uma dor excruciante de um lado da cabeça. Geralmente está associada com inchaço e vermelhidão no olho e nariz entupido. A cefaleia em salvas é um tipo de dor de cabeça pouco comum. Acontece em aproximadamente 0,4% da população. É mais comum em homens do que em mulheres e geralmente apresenta-se entre os 20-40 anos de idade.
Qual são as características da cefaleia em salvas
Uma das principais características é a periodicidade. Acontece durante alguns meses (1 a 3 meses) e em crises que podem acontecer várias vezes ao dia. Após esse tempo as dores cessam, tornando a aparecer depois de um certo tempo. Esse período sem dor pode ser de meses ou até anos. Não é possível saber quanto tempo irá durar esse período de remissão (sem dor). A frequência da dor costuma ser progressiva durante a crise. Além disso, é comum que ocorra a dor geralmente na mesma época do ano ou mais de uma vez ao ano periodicamente.
A dor, como mencionado acima, é excruciante. É um tipo de dor latejante que ocorre em apenas em um lado da cabeça, juntamente com olho vermelho, dolorido e lacrimejando no mesmo lado com coriza. A duração pode ser de 15 minutos a 2 horas e é tão forte que o paciente não consegue realizar nenhuma outra atividade. A dor é tão intensa que também foi apelidade de “dor de cabeça suicida”.
Existe tratamento para cefaleia em Salvas?
Existe. Por exemplo, um tratamento muito eficaz mas pouco utilizado no pronto socorro é a inalação de oxigênio. É inclusive uma maneira de confirmar o diagnóstico. Uma crise de enxaqueca normalmente não melhora com oxigenio. Além disso, há também medicações para abortar as crises, as mais utilizadas são as triptanas (sumatriptano, rizatriptana). Da mesma forma, medicamentos à base de ergotamina também funcionar nas crises, assim como corticóides.
Procedimentos médicos para dor
Além dos tratamentos convencionais, há alguns procedimentos para tratar cefaleia em salvas. Tendo em vista que muitos pacientes não melhoram com o tratamento convencional, nesse tipo de dor usamos esses procedimentos com certa frequência. Apenas para citar, do mais simples ao mais complexo, os tratamentos disponíveis para tratar cefaleia em salva são: bloqueio de nervo occiptal, bloqueio de gânglio esfenoplatino, estimulação de nervo occiptal, estimulação cerebral profunda. Tem interesse em saber mais sobre esses procedimentos? Deixe sua mensagem abaixo que escreverei mais sobre cada um. Fique à vontade para sugerir outros temas também. Todos os textos originam-se de mensagens enviadas por aqui.