Dor nas costas

Dor nas costas

O que é a dor nas costas?

Primeiramente, dor nas costas, dor lombar ou também lombalgia são termos que usamos para definir a dor que ocorre na porção mais baixa das costas. Ao passo que, quando a dor se irradia para as nádegas e pernas chamamos lombociatalgia. Chamamos a dor lombar de crônica quando dura mais do que 3 meses. Esse tipo de dor é muito comum e afeta milhões de pessoas e gera enormes gastos na área da saúde. A porcentagem de pessoas com dor crônica na coluna pode chegar perto dos 20% (ou seja: 1 a cada 5 pessoas !).

Causas de dor lombar

As causas mais comuns de dor lombar são osteoartrite (ou “desgaste”) nas articulações da coluna e miofascial (de origem na musculatura). Além disso, pode ser causada por estenose de canal vertebral (um estreitamento do canal aonde passam os nervos na coluna), e também por problemas no disco vertebral como hérnias ou protrusões.  Portanto, se a fonte da dor não é corretamente identificada, não é possível fazer um tratamento otimizado. No entanto, algumas vezes é difícil definir o local exato de origem da dor. Além disso, mais de um local pode estar causando a dor e outros locais próximos, como as articulações da coluna com o quadril (sacro-ilíacas), também podem confundir o diagnóstico.

Tratamentos

As opções terapêuticas vão desde tratamentos não-medicamentosos (fisioterapia, modificações no estilo de vida, dieta, técnicas de relaxamento e acupuntura) até ao uso de medicações e a realização de infiltrações procedimentos cirúrgicos na coluna. A trajetória antes de ser submetido a uma cirurgia na coluna normalmente passa por todos os outros tipos de opções tendo em vista que a cirurgia é o tratamento mais invasivo. Por outro lado, em alguns casos como quando há perda de força na perna (pé caído), incontinência urinária (perda do controle para urinar) ou perda da sensibilidade na região do períneo, coxas e região genital há indicação de procurar um cirurgião mais rapidamente.

Dica para quem tem dor nas costas

Uma dica importante para você: Preste atenção em como você está dormindo. A posição com que você dorme pode estar aumentando a sua dor durante o dia. Dormir numa posição incorreta pode agravar a dor. Tente deitar de lado e colocar um travesseiro entre os joelhos para manter a posição da sua coluna neutra. Se você só consegue dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos.

Não continue com dor. Entenda por que você tem dor, qual a origem dela e quais são os próximos passos para você se livrar de vez da dor lombar.

Se você tem uma sugestão para um texto abordando algum assunto específico desse artigo ou qualquer outro assunto, envie um email para contato@leonardofrizon.com.br.

Para saber mais sobre mim ou agendar uma avaliação clique aqui.

photo created by jcomp – www.freepik.com

Mais textos

fadiga e dor crônica

Fadiga e Dor Crônica

  Fadiga é um sintoma comum em pacientes com dor crônica. Estudos mostram que 64% dos pacientes que sofrem de

Dor cervical

Dor na coluna cervical é uma queixa muito comum nos consultórios médicos. As queixas mais frequentes são: dor ao ficar

protrusão discal

Protrusão discal

  “Tenho uma protrusão discal, isso é grave?” Essa é uma pergunta frequente no consultório médico. Às vezes, essa é

Cefaléia cervicogênica

Cefaléia Cervicogênica

A dor de cabeça pode ter origem na coluna cervical Cefaléia cervicogênica é uma dor de cabeça cuja origem é

Envie comentários e sugestões

 Mobilitat – Padre Anchieta 2348, 17 andar

Axis – R. Paulo Graeser Sobrinho, 270  

Ligue para agendar Consultas

(41) 9 9978-1060

ou

Acesse a agenda agora para ver a disponibilidade de horários e agendar online! 

Leonardo Frizon Copyright @ 2020 Todos os direitos reservados. ​​

Fique por dentro

Receba as novidades do blog no seu email

 

Você pode se descadastrar a qualquer momento. O seu email jamais será compartilhado com outras pessoas ou sites.