O que é dor neuropática

o que é dor neuropática

 

Dor neuropática é um tipo de dor. Para entender mais sobre classificações e outros tipos de dor, acesse aqui. A dor neuropática é causada por uma lesão ou doença no sistema nervoso. Essa lesão pode ser nos nervos periféricos, na medula ou no cérebro.

 

Características da dor neuropática

 

A dor neuropática tem algumas características específicas. Por exemplo, pode ser contínua ou intermitente, isto é, ocorre em episódios e alivia por um tempo. Ela frequentemente tem outras alterações relacionadas à lesão do nervo. A sensibilidade da pele pode estar alterada. Na região da dor pode haver uma diminuição da sensibilidade. POr outro lado, às vezes o simples tocar da pele já causa dor. Além disso, algumas vezes a pele fica tão sensível que dói apenas de expor ao vento ou sentir a roupa tocar na pele. Essa última é o que chamados de alodínea.

A dor do tipo neuropática é sentida como uma queimação, amortecimento ou formigamento que podem ser extremamente dolorosos. Além disso, pode haver dor em choque, como se fossem descargas elétricas ou agulhadas. Outra característica que pode estar presente é o prurido, uma sensação incômoda de coceira, assim como sensação de frio dolorosa.

Causas desse tipo de dor

 

As causas variam desde doenças mais focais, quando há a lesão de apenas um nervo até causas mais difusas onde várias terminações nervosas estão acometidas. Traumas, com lesões de nervos ou na medula espinhal, podem ser fatores desencadeantes. Outras doenças como infecções, diabetes, alcoolismo ou deficiência de nutrientes podem causar danos aos nervos, desencadeando assim dor neuropática, principalmente em extremidades como, por exemplo, os pés. Outras exemplos comuns são a neuralgia do trigêmeo, o herpes zoster, e dor em membro fantasma após amputação.

Dor neuropática após cirurgia na coluna é muito comum e também pode ocorrer sempre que há lesão de nervo ou raiz nervosa. Essa lesão pode ocorrer pela compressão do nervo. No entanto, mesmo depois de descomprimido pela cirurgia, ele pode permanecer “doente”. Assim como também pode ocorrer pela cicatrização, quando ocorre uma fibrose ao redor da raiz nervosa no local da cirurgia.

Há um tipo de dor neuropática em que a dor é desproporcional ao dano do nervo. Uma pequena lesão nervosa, ou às vezes sem mesmo haver uma lesão nervosa, o organismo responde de uma maneira muito agressida. Leia sobre a síndrome dolorosa regional complexa para entender sobre isso.

 

Como Tratar a dor neuropática

 

O tratamento na maioria das vezes funciona muito bem, quando as medicações certas são usadas. A dor neuropática não responde bem aos trataments convencionais de dor como dipirona, anti-inflamatórios, paracetamol, codeína, morfina. As medicações mais indicadas são da linha dos anticonvulsivantes e antidepressivos. Essas drogas diminuem a atividade do nervo, impedindo assim que a sensação de dor.

Existem também procedimentos como infiltração e cirurgias. As infiltrações podem trazer um alívio momentâneo e impedir assim que sensibilização da região, ajudando no longo prazo. Em relação à cirurgia, há diversos tipos que vão desde lesões na medula espinha (DREZ) até implante de neuroestimuladores.

O principal é começar pelo mais simples. No entanto, o mais simples que tenha fundamento científico. Não adianta tratá-la da mesma maneira que qualquer tipo de dor. Às vezes uma intervenção precoce evita a cronificação. Você tem dor neuropática ou conhece alguém? Conte sua experiência abaixo nos comentários, agende uma avaliação se necessário.

Mais textos

Catastrofização da dor

Catastrofização da dor

Quem tem dor crônica relata que não se esquece da dor durante nenhum momento. Já escutei pacientes referirem-se à dor crônica como a “dor normal”,

protrusão discal

Protrusão discal

  “Tenho uma protrusão discal, isso é grave?” Essa é uma pergunta frequente no consultório médico. Às vezes, essa é a queixa inicial do paciente

Envie comentários e sugestões

 Mobilitat – Padre Anchieta 2348, 17 andar

Axis – R. Paulo Graeser Sobrinho, 270  

Ligue para agendar Consultas

(41) 9 9978-1060

ou

Acesse a agenda agora para ver a disponibilidade de horários e agendar online! 

Leonardo Frizon Copyright @ 2020 Todos os direitos reservados. ​​

Fique por dentro

Receba as novidades do blog no seu email

 

Você pode se descadastrar a qualquer momento. O seu email jamais será compartilhado com outras pessoas ou sites.