Neuroestimulador Medular

Neuroestimulador medular

O que é um neuroestimulador medular?

O neuroestimulador medular ou estimulador medular é um aparelho médico usado para o tratamento de dor crônica. Esse aparelho é composto por 2 partes: um eletrodo e uma bateria. O eletrodo é colocado na coluna enquanto a bateria nas costas ou região abdominal. Ambos ficam sob da pele. A bateria ou gerador envia impulsos elétricos ao eletrodo. Esses impulsos elétricos aliviam a dor crônica.

Como estimulador medular melhora a dor?

Existem diferente tipos de estimulação. Assim como também há inúmeras teorias de como esses estímulos agem. No entanto, de uma maneira simplificada, há uma inibição da dor pelo estímulo elétrico. O impulso elétrico “compete” com os sinais de dor que chegam na medula.

De uma certa maneira o estímulo “engana” o cérebro, como se a não deixasse a dor chegar. O estimulador, portanto, inibe a dor e melhora a qualidade de vida do paciente.

Quais doenças são tratadas com o neuroestimulador medular?

O principal uso do estimulador medular é para o tratamento de dor crônica. Atualmente esse tipo de cirurgia é muito comum e diversos centros realizam. A maioria dos pacientes que recebe esse tipo de implante são pacientes que têm dor após cirurgia de coluna ou pacientes com síndrome dolorosa regional complexa.

Além dessas, existem outras indicações (dor visceral, neuropatia diabética, dor neuropática). É muito importante uma seleção adequada dos pacientes que vão se submeter a essa cirurgia. Afinal esses eletrodos são de alto custo e é necessária uma cirurgia para implantá-los, que também tem riscos.

 

Os planos de saúde pagam o implante de neuroestimuladores medulares?

 

A maioria dos planos de saúde autoriza esse tipo de cirurgia. Mas é necessária uma indicação bem precisa e correta e uma descrição completa do motivo pelo qual está sendo indicado esse tratamento.

Como é a cirurgia para implante de um neuroestimulador medular?

A cirurgia é relativamente simples. Existem 2 tipos de eletrodos: percutâneo e em placa, os dois tipos conectam-se ao mesmo tipo de gerador ou bateria. O implante do eletrodo percutâneo é menos invasivo. Implanta-se através de uma punção na coluna. Já o eletrodo em placa necessita uma cirurgia um pouco maior pois se coloca o eletrodo diretamente na coluna, com uma cirurgia aberta. Geralmente esses eletrodos em placa são maiores, e pode-se ampliar a área de estimulação. Existem indicações adequadas para os dois tipos de eletrodos. Por isso, é importante esclarecer bem isso com o cirurgião antes do implante.

 

Neuroestimulador medular

Importante saber antes de se implantar um estimulador

É preciso ressaltar que os neuroestimuladores medulares normalmente trazem um resultado excelente. Entretanto, o tratamento de dor nunca envolve apenas cirurgia.  O tratamento é sempre multidisciplinar e envolve o fisioterapeuta, psicólogo e psiquiatra. Além disso, após a cirurgia é necessário um acompanhamento para regular o eletrodo. Sendo assim, pode levar algum tempo para encontrar a melhor programação para cada caso.

Deixe suas dúvidas abaixo ou envie diretamente para contato@leonardofrizon.com.br.

Mais textos

Cefaléia cervicogênica

Cefaléia Cervicogênica

A dor de cabeça pode ter origem na coluna cervical Cefaléia cervicogênica é uma dor de cabeça cuja origem é a coluna cervical. Muitas vezes

Rizotomia percutânea lombar

Como é a rizotomia percutânea lombar?

Rizotomia percutânea lombar é um procedimento realizado sob sedação. Uma sedação realizada por um anestesista, como é feita em uma endoscopia. Sendo assim, o paciente

Bomba de baclofeno

Implante de Bomba de Baclofeno

Introdução ao Tratamento da Espasticidade A espasticidade, um sintoma comum em pacientes com condições neurológicas, como esclerose múltipla, lesão medular e paralisia cerebral, pode ser

Envie comentários e sugestões

 Mobilitat – Padre Anchieta 2348, 17 andar

Axis – R. Paulo Graeser Sobrinho, 270  

Ligue para agendar Consultas

(41) 9 9978-1060

ou

Acesse a agenda agora para ver a disponibilidade de horários e agendar online! 

Leonardo Frizon Copyright @ 2020 Todos os direitos reservados. ​​

Fique por dentro

Receba as novidades do blog no seu email

 

Você pode se descadastrar a qualquer momento. O seu email jamais será compartilhado com outras pessoas ou sites.