Cefaleia em Salvas

cefaleia em salvas
Self Portrait During Cluster Headache Painting – Catherine Graffam

O que é cefaleia em salvas

 

Cefaleia em salvas é uma dor excruciante de um lado da cabeça. Geralmente está associada com inchaço e vermelhidão no olho e nariz entupido. A cefaleia em salvas é um tipo de dor de cabeça pouco comum. Acontece em aproximadamente 0,4% da população. É mais comum em homens do que em mulheres e geralmente apresenta-se entre os 20-40 anos de idade.

 

Qual são as características da cefaleia em salvas

 

Uma das principais características é a periodicidade. Acontece durante alguns meses (1 a 3 meses) e em crises que podem acontecer várias vezes ao dia. Após esse tempo as dores cessam, tornando a aparecer depois de um certo tempo. Esse período sem dor pode ser de meses ou até anos. Não é possível saber quanto tempo irá durar esse período de remissão (sem dor). A frequência da dor costuma ser progressiva durante a crise. Além disso, é comum que ocorra a dor geralmente na mesma época do ano ou mais de uma vez ao ano periodicamente.

A dor, como mencionado acima, é excruciante. É um tipo de dor latejante que ocorre em apenas em um lado da cabeça, juntamente com olho vermelho, dolorido e lacrimejando no mesmo lado com coriza. A duração pode ser de 15 minutos a 2 horas e é tão forte que o paciente não consegue realizar nenhuma outra atividade. A dor é tão intensa que também foi apelidade de “dor de cabeça suicida”.

 

Existe tratamento para cefaleia em Salvas?

Existe. Por exemplo, um tratamento muito eficaz mas pouco utilizado no pronto socorro é a inalação de oxigênio. É inclusive uma maneira de confirmar o diagnóstico. Uma crise de enxaqueca normalmente não melhora com oxigenio. Além disso, há também medicações para abortar as crises, as mais utilizadas são as triptanas (sumatriptano, rizatriptana). Da mesma forma, medicamentos à base de ergotamina também funcionar nas crises, assim como corticóides.

 

Procedimentos médicos para dor

 

Além dos tratamentos convencionais, há alguns procedimentos para tratar cefaleia em salvas. Tendo em vista que muitos pacientes não melhoram com o tratamento convencional, nesse tipo de dor usamos esses procedimentos com certa frequência. Apenas para citar, do mais simples ao mais complexo, os tratamentos disponíveis para tratar cefaleia em salva são: bloqueio de nervo occiptal, bloqueio de gânglio esfenoplatino, estimulação de nervo occiptal, estimulação cerebral profunda. Tem interesse em saber mais sobre esses procedimentos? Deixe sua mensagem abaixo que escreverei mais sobre cada um. Fique à vontade para sugerir outros temas também. Todos os textos originam-se de mensagens enviadas por aqui.

 

Mais textos

Catastrofização da dor

Catastrofização da dor

Quem tem dor crônica relata que não se esquece da dor durante nenhum momento. Já escutei pacientes referirem-se à dor crônica como a “dor normal”,

tipos de dor

Tipos de dor

Quais são os tipos de dor Não existe apenas um tipo de dor. Você mesmo pode constatar isso. A dor quando você pisa em um

Cefaléia cervicogênica

Cefaléia Cervicogênica

A dor de cabeça pode ter origem na coluna cervical Cefaléia cervicogênica é uma dor de cabeça cuja origem é a coluna cervical. Muitas vezes

Envie comentários e sugestões

 Mobilitat – Padre Anchieta 2348, 17 andar

Axis – R. Paulo Graeser Sobrinho, 270  

Ligue para agendar Consultas

(41) 9 9978-1060

ou

Acesse a agenda agora para ver a disponibilidade de horários e agendar online! 

Leonardo Frizon Copyright @ 2020 Todos os direitos reservados. ​​

Fique por dentro

Receba as novidades do blog no seu email

 

Você pode se descadastrar a qualquer momento. O seu email jamais será compartilhado com outras pessoas ou sites.