Introdução ao Tratamento da Espasticidade
A espasticidade, um sintoma comum em pacientes com condições neurológicas, como esclerose múltipla, lesão medular e paralisia cerebral, pode ser desafiadora para a qualidade de vida. No entanto, existe uma solução eficaz que pode trazer alívio e melhorar a mobilidade: o implante de bomba de baclofeno. Alguns pacientes com espasticidade são candidatos a esse tipo de tratamento. Antes de de se indicar essa cirurgia é necessária uma avaliação clínica e todo o tratamento medicamentoso tem que estar otimizado.
O que é a Espasticidade?
A espasticidade é caracterizada por um aumento anormal na tensão muscular, levando a rigidez e espasmos. Isso pode limitar a amplitude de movimento, causar desconforto e afetar a funcionalidade do paciente. Para ler mais sobre as espasticidade acesse nosso artigo anterior clicando aqui.
Como Funciona o Implante de Bomba de Baclofeno?
A terapia com bomba de baclofeno é uma abordagem avançada para o tratamento da espasticidade. Nesse procedimento, um dispositivo médico implantado libera continuamente baclofeno, um tipo de relaxante muscular, diretamente na medula espinhal. Isso reduz eficazmente a espasticidade e melhora a qualidade de vida do paciente. Assim como qualquer cirurgia, há riscos e isso tem que ser bem discutido e esclarecido com o neurocirurgião antes do implante. Entretanto, é uma cirurgia considerada de médio porte, normalmente o paciente recebe alta um ou dois dias após o procedimento. Todo o sistema da bomba de baclofeno fica implantado embaixo da pele.
Vantagens do Tratamento com Bomba de Baclofeno:
É possível ter uma amostra da resposta antes de realizar o implante definitivo: É realizado um teste antes do implante definitivo. Durante esse teste é avaliado o efeito do baclofeno injetando uma quantidade muito pequena na coluna. Após esse teste são pesados os riscos e benefícios e optado pelo melhor tratamento.
Eficácia: O baclofeno é administrado de forma direta, o que permite uma dose precisa e eficaz, minimizando os efeitos colaterais.
Redução de Medicações Orais: Muitos pacientes podem reduzir ou eliminar a necessidade de medicamentos orais para o controle da espasticidade.
Melhora na Qualidade de Vida: Com a espasticidade reduzida, os pacientes frequentemente experimentam uma melhora significativa na mobilidade e no bem-estar. Facilita também os cuidados diários de pacientes dependentes de ajuda para as atividades diárias.
Customização do Tratamento: O tratamento com bomba de baclofeno pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada paciente, com a modificação da dosagem.
Conclusão:
O tratamento de espasticidade com o implante de bomba de baclofeno oferece uma solução eficaz para pacientes que buscam alívio da rigidez muscular e melhora na qualidade de vida.
Quer saber mais? Se você ou um familiar querido está sofrendo com espasticidade, entre em contato para marcar uma consulta e discutirmos as opções de tratamento disponíveis. Nossa equipe médica possui ampla experiência no tratamento da espasticidade com bomba de baclofeno. Além do procedimento, oferecemos apoio abrangente antes, durante e após o tratamento para garantir a melhor recuperação possível. Whatsapp (41) 995708382 – Curitiba