Bomba de Morfina

Implante de bomba de morfina

O que é bomba de morfina?

A bomba de morfina é um aparelho que injeta morfina diretamente no líquido que fica ao redor da medula espinhal. A medicação age num espaço conhecido como espaço intratecal. Portanto, o termo mais correto é sistema de bomba de infusão intratecal de morfina. É necessária uma cirurgia para o implante. O sistema é composto por 2 partes. Primeiramente, a bomba infusora, que armazena e injeta a medicação. E o cateter, que leva a medicação da bomba até a coluna. Todo esse sistema fica abaixo da pele. Veja na figura abaixo.

Bomba de morfina

Como funciona esse sistema de infusão?

A bomba injeta medicação continuamente. O médico regula a dose diária da medicação de acordo com a resposta do paciente. Além disso, pode aumentar ou diminuir a infusão em certos períodos do dia. Para tratar dor crônica, a potência da morfina liberada diretamente na coluna é muito maior do que quando tomada via oral ou injetada na veia. Portanto, é possível utilizar uma dosagem baixa e evitar efeitos colaterais ou intoxicação.

A bomba mais comum tem um reservatório de 20ml. Sendo assim, é possível colocar 20 ml de morfina ou outra medicação nesse reservatório. A medicação dura aproximadamente 3 meses. Então cada 3 meses é necessário um reenchimento, através de uma punção na pele. Apenas para ilustrar, o paciente não precisa internar para reencher a bomba, dura poucos minutos.

 

A bomba de morfina já é um tratamento bem estabelecido?

Sem dúvida. Há muito tempo se sabe da potência da morfina usada diretamente ao redor da medula. Os primeiros sistemas de infusão implantados no mundo foram na década de 80. Atualmente, esse tratamento é muito disseminado pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Quando a indicação do implante é correta e bem justificada, a cirurgia é coberta pelos planos de saúde.

 

Quando saber se está indicado esse tratamento?

Recomenda-se o implante de bomba de morfina quando outros tratamento falharam (incluindo medicações e cirurgias). A maior parte das indicações de uso de bomba de morfina hoje em dia são para pacientes com dor intratável na coluna (por ex. dores após cirurgia de coluna lombar, doenças degenerativas) e outras dores crônicas não relacionadas com a coluna, como síndrome regional de dor complexa. Outra indicação muito comum é em pacientes com câncer.  Inegavelmente, é uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Além da morfina, usa-se também o baclofeno através desse sistema, para tratar espasticidade. É possível colocar outras medicações ou associar medicações na bomba. Nesse artigo científico que publicamos me 2018(clique aqui para acessar a página da revista, em inglês) avaliamos uma nova medicação, o Ziconotide. Notamos que ele funcionou melhor do que a morfina para alguns pacientes. É uma medicação muito utilizada nos EUA. No entanto, infelizmente ainda não temos essa medicação no Brasil. Acredito que em breve receberá aprovação da ANVISA.

 

Como saber se está indicado o implante de uma bomba de morfina?

Primeiramente, precisa da avaliação de um médico especialista em dor. No Brasil, o neurocirurgião realiza o implante na maioria das vezes. Mas há também alguns anestesistas habilitados. Antes de implantar a bomba, é necessário fazer um teste para saber se vai funcionar. Para isso, realiza-se infusão de um pequena quantidade de morfina durante uma punção lombar. Assim é possível ter uma idéia da melhora antes de realizar o implante definitivo. Existem protocolos para fazer esses testes. É necessário evitar o efeito placebo. Além disso, precisa afastar doenças psiquiátricas antes de implantar a bomba.

 

Como é a cirurgia para o implante da bomba?

O implante de bomba de morfina é simples. A cirurgia dura 1-2 horas e o paciente recebe alta no dia seguinte. Contudo, como qualquer procedimento, tem riscos. Afinal, o paciente se submete a uma anestesia geral, e há o risco de infecção e sangramento. Dessa forma, é importante conversar bem com o médico antes da cirurgia. Essa conversa deve pesar bem os riscos e os benefícios do implante.

Mais textos

Bomba de baclofeno

Implante de Bomba de Baclofeno

Introdução ao Tratamento da Espasticidade A espasticidade, um sintoma comum em pacientes com condições neurológicas, como esclerose múltipla, lesão medular

Envie comentários e sugestões

 Mobilitat – Padre Anchieta 2348, 17 andar

Axis – R. Paulo Graeser Sobrinho, 270  

Ligue para agendar Consultas

(41) 9 9978-1060

ou

Acesse a agenda agora para ver a disponibilidade de horários e agendar online! 

Leonardo Frizon Copyright @ 2020 Todos os direitos reservados. ​​

Fique por dentro

Receba as novidades do blog no seu email

 

Você pode se descadastrar a qualquer momento. O seu email jamais será compartilhado com outras pessoas ou sites.